Estado do Ceará lidera ocorrências no Brasil

Clique para Ampliar
O Ceará é o Estado com maior aumento no número de afogamentos nos últimos 33 anos. Dado faz parte da avaliação de mortalidade no Brasil - epidemiologia em afogamento - Ano 2007, do médico David Szpilman. O trabalho foi elaborado com base nos dados do Sistema de Informação em Mortalidade (SIM) tabulados no Tabwin - Ministério da Saúde - DATASUS, relativos ao ano de 2010.

De acordo com a pesquisa, comparando os números de mortes por afogamento no Ceará de 1979 a 1988, o aumento foi de 25,7%. Já o comparativo do período de 1989 a 2007, foi de 35,1%. E de 1979 a 1988 e de 1999 a 2007 o número foi ainda maior: de 51,8 %.

Nas outras unidades da federação, das 26 analisadas (excluído o Tocantins, por falta de dados no 1º período), 14 mostraram redução significativa na mortalidade, três mostraram-se inalterados, e nove apresentaram aumento. No primeiro período analisado, o Ceará ficou em segundo lugar. Porém, nos outros, o Estado foi o que teve o maior aumento do Brasil.

Para o coronel Leandro Nogueira, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará, o principal motivo para esse aumento é a grande quantidade de locais ainda sem a presença de guarda-vidas. "Na maioria dos açudes, lagoas e outros mananciais de água doce, a responsabilidade é da prefeitura e muitas delas ainda não dão a atenção necessária a este serviço", explica.

Ainda segundo Leandro Nogueira, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizam trabalho em Fortaleza e Região Metropolitana em quatro pontos: Praia do Futuro, Sabiaguaba, Icaraí e a Barra do Rio Cauípe. Nestes locais, de acordo com ele, os óbitos são mínimos. "Na Praia do Futuro, em 2010, não aconteceu nenhum afogamento", diz.

No interior do Estado, existem, ao todo, oito postos de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar. Eles estão localizados em Aracati, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Guaramiranga, Limoeiro do Norte e Quixeramobim. Em todos os locais, os plantões acontecem todos os dias, de 8 às 17 horas.

Em Fortaleza, a maior parte das praias é coberta pelo Pelotão de Salvamento Aquático, ligado à Guarda Municipal. Em 2012, segundo dados divulgados pela instituição, foram 167 resgates, a maioria (40), na Barra do Ceará. Duas pessoas tiveram morte por afogamento.

A população de adolescentes de 12 a 17 anos, um total de 74 é a que mais se envolveram neste tipo de acidente. Para o subcomandante do Pelotão de Salvamento Aquático, Glaydson Lima, as bebidas alcoólicas são o principal motivo. "Os adolescentes que correm o risco de se afogar, geralmente, estão alcoolizados", afirma.

São 41 guarda-vidas com atuação nos seguintes pontos: Praia dos Luzeiros, Barra do Ceará, Carapebas, Náutico, Praia de Iracema e Ponta Mar. Já a Lagoa da Maraponga conta com uma dupla de guardas aos domingos e feriados, das 9h às 17h. 

NÚMERO
35% é o percentual de aumento no número de afogamentos acontecidos em todo o Estado do Ceará no período que vai do ano de 1989 até 2007.



Informações:DN

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

O Blog não permiti insultos, palavrões nos comentários que possam ofender alguém. Seja educado.

  ©GRANJA NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template GN | Topo