Governo do Ceará divulga avaliação da alfabetização nesta segunda




O governo do estado do Ceará vai apresentar nesta segunda-feira (21) o resultado da avaliação da alfabetização obtido por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, o Spaece-Alfa. Segundo a Secretaria de Educação do estado (Seduc), foram avaliadas em 2011, 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas.
A Seduc explica que o resultado serve como base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria na definição das políticas educacionais do Estado, na colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda, acrescenta a Seduc, que professores, diretores, pais, técnicos e administradores dos municípios acompanhem o índice de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos de vida escolar
.O Spaece-Alfa foi implantado em 2007, com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que tem objetivo de garantir alfabetização das crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic está implantado nos 184 municípios cearenses com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura, segundo a secretaria estadual de educação.
Também de acordo com a secretaria, o Programa está focado em cinco eixos: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. A Seduc informa que no ano passado, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade, com o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5). O governo explica que, com isso, busca levar mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.
Prêmio
Durante a divulgação dos dados, o governo do estado do Ceará vai entregar o prêmio "Escola Nota Dez". Em sua quarta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo como base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, levando-se em consideração o Índice de Desempenho Escolar (IDE 5).

Segundo a Seduc, o evento vai ter a participação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do governador Cid Gomes e da secretária de educação do estado, Izolda Cela.
Informações: G1 Ce



Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

O Blog não permiti insultos, palavrões nos comentários que possam ofender alguém. Seja educado.

  ©GRANJA NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template GN | Topo